quinta-feira, 2 de agosto de 2012

CONSELHO REGIONAL DE SAÚDE GAMA

 Em visita ao CRS Gama,  tivemos a grata satisfação de conversarmos com os precursores e com  os conselheiros atuais. Relembraram a dificuldade de mobilização  para formar o primeiro grupo de conselheiros do Gama. Rui Perpetuo Gomes  Agente de Saúde, ressaltou a importância da credibilidade e  do compromisso do trabalhador que foi fator decisivo  . Loide Clementina  Cunha  enfermeira,  primeira tutora e facilitadora na formação e capacitação de conselheiros, citou  a importância do  comprometimento  com a politica de Saúde. Lembrou  o uso dos Conselhos de Saúde atualmente, como veículo de auto promoção e a representatividade como  mecanismo de tráfego de influência. O presidente atual Mauro Sérgio lembrou a importância do seguimento usuário, o papel fiscalizador dos conselhos, e afirma que a documentação solicitada atualmente para os conselheiros serem nomeados  poderá afastar futuros interessados.


A importância da secretária executiva foi lembrada pela Kátia Maria da Silva, nutricionista e lotada na área administrativa no HRG, foi a primeira SE do Conselho no ano 1986. Afirmou que a função facilita a mobilização, divulgação dos Conselhos e que em muitas situações o papel de secretária se confunde com o de conselheiro.  
.
A conselheira Ângela Maria Silva do seguimento usuário se diz  apaixonado pelo SUS tem um perfil inovador  esteve em 03 conferências de Saúde e lembrou que não foi atendida em suas necessidades no último evento. Quanto a exigência da Ficha Limpa para conselheiro é favorável e afirma: Se é lei temos que cumprir!

O ex presidente Emival Renato Simões citou  a formação e qualificação como ferramenta de empoderamento dos conselheiros e lembra do espaço democrático dos conselhos que nem sempre respeita o estado democrático de direito. Agradecemos a Conselheira Eurides  a enfermeira Elza Aparecida de carvalho e todos que nos recebeu com muita alegria.





Nenhum comentário :

Postar um comentário