sábado, 14 de setembro de 2013

As UPAs Vieram para Atender verdes??

 Tenho escutado com frequência que as Unidades de Pronto Atendimento foram instituídas para atender pacientes classificados na  cor Verde, considerado pelo protocolo de Manchester e Campinas de baixa gravidade. As UPAS pela portaria 342 de 04/03/2013 é considerada  unidades de estabilização para o Atendimento Móvel de Urgência, atribui a investigação diagnostica inicial  e a referencia de  pacientes de maior gravidade para a rede em até 24h.

Estado da Arte:

ESTRUTURA FÍSICA MÍNIMA DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO - UPA 24h 

PORTARIA Nº 342, DE 4 DE MARÇO DE 2013 REDEFINE AS DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO COMPONENTE UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA 24H) E DO CONJUNTO DE SERVIÇOS DE URGÊNCIA 24 (VINTE E QUATRO) HORAS NÃO HOSPITALARES DA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS (RUE)

Considerações:

A unidade de pronto atendimento  do Núcleo Bandeirante tem 70% do atendimento da Sala vermelha de  Doenças Agudas Coronarianas (DAC), com 98%  de encaminhamentos assertivos  para os hospitais referencia. Isso implica em capacitação/atualização permanente da equipe de Saúde e estrutura com equipamentos e insumos que promova a continuidade de uma resposta positiva e efetiva do atendimento.

Nenhum comentário :

Postar um comentário