quarta-feira, 17 de julho de 2013

Saúde Pública com Responsabilidade e Compromisso

Paciente apos IAM emociona toda a equipe da Unidade de Pronto Atendimento do Núcleo Bandeirante com Carta de Agradecimento.

                                                                                                    Brasília, 15 de julho de 2013.
                                                                                             
A
SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
BRASILIA – DF.

Faço uso da presente para registrar meus agradecimentos à Unidade UPA do          Núcleo Bandeirante-DF. através da pessoa do Sr. Antonio Vieira, enfermeiro da mesma pelos motivos (resumidos) abaixo.
Em 01/07/2013, fui socorrido, com fortíssima dor no peito, por uma ambulância da referida UPA e, após seus integrantes consultarem o médico de sua unidade, constataram uma suspeita de infarto e levaram-me rapidamente para a mesma. Chegando lá, fui imediatamente atendido  pelo enfermeiro Sr. Antonio, o qual, urgentemente e com uma capacidade incrível, prestou os primeiros socorros e remédios e juntamente com o médico de plantão me deram a noticia de que eu estava enfartado e que deveriam imediatamente  me levar para uma outra Unidade do SUS, a qual é preparada para a necessária intervenção cirúrgica. Então, perguntei-lhes se era possível me levar para um Hospital que atendesse através de meu plano de saúde, pois assim deixaria em aberto uma vaga para aquele  que necessitasse única e exclusivamente do SUS. Responderam-me que era possível, desde que fossem tomadas as providências urgentíssimas tais como, fornecer-lhe  o Nome do Hospital e do Medíco cirurgião que poderia receber-me e já estarem com tudo preparado para atender-me imediatamente assim que a Ambulância da UPA chegasse, pois não havia tempo para ficar batendo de porta em porta de Hospital para saber se teriam disponibilidade imediata da sala de cirurgia e do cirurgião.  Pedi ao Sr. Antonio que solicitasse aos meus familiares uma  sala de espera e então o corre-corre começou. Para piorar, havia perdido minha carteira do Plano de Saúde e sem ela  ou o nº de minha inscrição não conseguiriam nada. Imediatamente uma enfermeira daquela unidade tomou a iniciativa de ligar na Administradora do meu Plano e conseguiu o nº da inscrição e rapidamente meus familiares conseguiram também o Hospital Brasília, então o médico da Unidade UPA  pediu para falar com o cirurgião que iria receber-me no referido Hospital e, pelo que notei quando chequei ao Hospital, o médico da UPA havia passado a ele todas as informações clinicas necessárias, tais como medicamento ministrado, exames feitos naquela unidade, meu estado de saúde e que ficassem preparados para receber-me, pois ele já estava autorizando minha transferência. Logo após, pediu ao enfermeiro Antônio e a um outro médico que me acompanhassem na unidade móvel até o hospital referido. O Sr. Antônio pegou oxigênio e vários remédios e seguimos para nosso objetivo, chegando lá, todo pessoal necessário já estava esperando a Unidade UPA–MOVEL. Imediatamente submeteram-me a uma Angioplastia com implante de stente na coronária direita e implante de marcapasso externo. Após o sucesso da cirurgia, o cirurgião disse-me que se demorássemos apenas mais um minuto, provavelmente  não teríamos êxito.

Diante desse relato, quero deixar meus agradecimentos a todos daquela unidade, (os quais não foi possível gravar seus nomes), pela EDUCAÇÃO, AGILIDADE, FRATERNIDADE E CAPACIDADE com que me atenderam, principalmente ao enfermeiro Sr. Antônio, o qual demonstrou ser um profissional de extremo conhecimento na sua profissão, rápido raciocínio das providências a serem urgentemente tomadas, capacidade e  responsabilidade com a vida das pessoas, sem estes predicados,  acho que possivelmente não estaria ainda vivo.
Senhor Secretario de Saúde do DF, meu voto sempre foi focado no candidato e não no partido, o qual nem tenho, e é dessa forma que registro minha satisfação como brasileiro, de poder, ao contrario de muitos, registrar que nosso sistema de saúde pública melhorou muito, todas as  UPAS, se iguais a do Núcleo Bandeirante – DF, estão de parabéns e vejo que elas contribuem expressivamente para o nível positivo de atendimento geral da Saúde Pública, como também foi positivo a idéia de serem uma Unidade de filtragem dos problemas mais simples e/ou  imediatistas, desafogando as bases principais, ou seja, UNIDADES  HOSPITALARES.
            Muito ainda há de se fazer para chegar ao nível desejado por todos,  mas o que já foi feito em termos de melhorias em todos os sentidos é notável e é uma pena que a grande maioria dos Brasileiros não sabem e não conhecem seus serviços, capacidade e etc , como também e lamentável que entre eles há os que são natos para criticar sem conhecimento de causa.  Hoje, com 58 anos de idade e olhando o nível de atendimento Público desses passados anos, posso dizer que o Brasil nunca havia alcançado um nível tão elevado em sua qualidade de Saúde Popular e vejo também um horizonte no futuro, onde não haverá necessidade de planos particulares para a saúde dos brasileiros.,
            É importante salientar também, que estou ainda vivo graças principalmente a Deus (grande arquiteto do universo) que me amparou e protegeu como também escolheu e abençoou  todos aqueles que me atenderam e socorreram para serem seu instrumento de salvação.

Senhor Secretário, finalizo apresentando meus sinceros parabéns desejando-lhe sucessos em vossa administração e solicito a gentileza, se possível, de fazer tomar conhecimento desta, todos os profissionais da unidade UPA do Núcleo Bandeirante-DF.


                                                Cordialmente
                                          José Roberto Borges

                                         CI. : 438668-SSP-DF.

Nenhum comentário :

Postar um comentário