domingo, 25 de outubro de 2015

OS CONSELHOS REGIONAIS APROVAM ESTRATÉGIA DE PARTICIPAÇÃO NO I ENCONTRO DE MOVIMENTOS SOCIAIS DO DF.

 
Mais de cem entidades, representadas por cerca de 750 pessoas, se reuniram neste sábado (24) para o 1º Encontro Popular Governo de Brasília de Movimentos Sociais, na Câmara Legislativa do DF. Os Conselhos Regionais estiveram representados pelo FICRS/DF . O encontro foi uma consulta pública sobre o projeto de Participação Popular do governo de Brasília  que contou com a presença do governador e todo o secretariado. Os Conselhos Regionais  de Saúde do Núcleo Bandeirante, Santa Maria, Riacho Fundo I e II, Gama, Paranoá, São sebastião entre outros estiveram presentes para defender a seguintes propostas:
- Movimento Popular em Saúde (MOPS/DF)- Estratégia de mobilização dos Conselhos Regionais.
- Posto de Saúde sobe rodas para áreas de difícil acesso
- Expansão das" farmácias vivas".
As propostas foram apresentadas pela coordenadora do FIRCS/DF Maura Lúcia que sugeriu a estratégia e socializou com o grupo que imediatamente foi aceita e posteriormente apresentada ao pleno que aprovou com louvor . Informamos a todos que assim como na área urbana as áreas rurais estão se organizando para eleger os seu representantes dos MOPS/DF e que teremos  um encontro em  Novembro, para definirmos uma agenda  e uma pauta de revindicações. Solicito a todos que identifique na suas respectivas regiões administrativa, rurais, acampamento, assentamentos e demais áreas um coordenador/es para estar conosco no encontro. Saiba mais:

Movimento Popular de Saúde do Distrito Federal (MOPS/DF)

Movimentos reivindicativos das cidades e áreas rurais por melhorias na saúde do DF, cujos princípios se definem pela manutenção da independência e autonomia dos grupos organizados, com a participação da comunidade na gestão e controle do sistema de Saúde, através de conselhos de Saúde organizados/paritários e os movimentos Sociais, considerando estratégia de Saúde a partir de decisões tomadas pelo povo, sem concessões. A atual situação de emergência na saúde aponta para aspectos além do econômico, mas sim uma a falta de organização que dificulta a população utilizar o que temos na rede de assistência. Precisamos sair do discurso moral e cobrar o que é legal, se saúde é direito de todos, queremos nosso direito e garantir bem estar social.

Objetivo:
- Estratégia de mobilização para ampliar a rede de defesa do SUS
- Ampliar o acesso da comunidade local aos conselhos Regionais de saúde;
- Aumentar o fluxo da informação sobre a saúde local;
- Promover escuta qualificada e encaminhamentos melhor demandados;
- Melhorar a qualidade das ações em saúde;
- Combater a corrupção no setor saúde;
- Combater a Terceirização do SUS/DF

Quem Pode Participar e Como?
Toda a sociedade interessada em melhorar a saúde local atuando como fiscal das ações desenvolvidas.

Metodologia:
- Estruturar rede de informações sobre a saúde local entre lideranças comunitária e os conselhos Regionais de Saúde. (Fiscais da Saúde).
- Promover reuniões ampliadas nos Conselhos Regionais e uma central 24 horas para demandar informações em tempo real (Situação Saúde). Tecnologia de informação a ser criada (Sistema SS). Boletins pelo Whats App, jornal local, Blog, Facebook, entre outros.
- Encontros dos MOPS Regionais ocorreram quadrimestralmente após prestação de contas dos gestores das unidades de saúde do DF. Com ampla divulgação dos resultados obtidos através dos relatórios de gestão.
- Promover oficinas com apoio de órgãos de controle e educação popular em Saúde.


Maura Lúcia G. Anjos
Coordenação geral FIRC/DF




Nenhum comentário :

Postar um comentário