sexta-feira, 15 de junho de 2018

Os Conselheiros , Casa Civil, Centros de Estudo de Saúde, SES e o Fórum de Conselhos Regionais, sob o comando do presidente da Frente Parlamentar em  defesa dos CRS deputado Ricardo Vale,  presidiu uma sessão nunca vista pelo controle social. A falta de estrutura foi debatida e pela primeira vez a questão do espaço para os Conselhos Regionais foi solucionada. A Associação Comercial do Núcleo Bandeirante na pessoa do seu presidente Conselheiro Valdemir Hass, passou as mãos do Deputado Ricardo Vale o projeto das nossas futuras bases. O deputado nos garantiu que não medirá esforços, para que governo e sociedade, torne esse sonho realidade. Enumeros relatos de maus tratos foram citados por diversos representante de conselhos regionais  ocorridos inclusive pelo Conselho de Saúde do Estados durante as reuniões, Processo eleitorais com fortes indícios de fraude sobe o comando de Conselheiros do Estado, perseguição de conselheiros regionais com suspeitas de uso de métodos de coação , injúrias e de racismo institucional, foram apontados durante a sessão. O deputado foi incisivo na sua fala:
" como representante da pasta dos direitos humanos nesta casa, após as denuncias formalizadas, vamos investigar e punir os culpados." A representante do Fórum  de CRS e também conselheira do N. Bandeirante foi surpreendida, com  presidente do Conselho do CSDF de posse de todo documentação, dos candidatos a conselheiro do N. Bandeirante, depois da mesma ser comunicada e acusada de ter desaparecido com a documentação acima citada, por membros do CSDF.  Depois de um ano que o processo eleitoral da cidade aconteceu, a presidente do CSDF, justificou que a não publicação dos Conselheiros eleito se deu pela falta dos "nada consta" dos membros indicados.  A conselheira Maura, questionou a presidente do CSDF  e lembrou que a alguns meses atrás, foi informada, que toda a documentação estava desaparecida. O que causou muito transtorno com as entidades que participaram do processo eleitoral. Pedimos a presidente que apure o fato e aponte os culpados. Conselheiros Ceilândia, Brazlândia entre outros denunciaram falta de insumos e a dificuldade de acesso a estratégia  de Saúde da Família por falta de profissionais. O conselheiro Aécio e a conselheira Shyrlei do Cruzeiro lembrou a importância do Fórum para o reconhecimento e proteção do SUS.  Maura conselheira do N. Bandeirante, citou os projetos que foram criados através de demandas comuns  elencadas nas reuniões itinerantes nas regiões de saúde como: O Hospital da Mulher , Ambulatório Sob Rodas, para atender as famílias dos assentamentos e áreas de difícil acesso, aposentadorias para Conselheiros de Saúde, Projeto em avaliação no Senado Federal, as bases para os Conselhos, Ouvidoria Social entre outros.A conselheira Shyrlei do Cruzeiro e Conselheiro Aécio de Sobradinho solicitaram a todas as autoridades presentes a legalização e reconhecimento do FIRC como instâncias de pactuação do Controle Social  do DF.
 O representante da CEBES, lembrou que há urgência de se promover autonomia dos Conselhos Regionais e que para além de estrutura, precisa-se de uma dotação financeira, para gerenciamento dos conselhos e insumos.O deputado fez os devidos encaminhamentos e novos encontros serão comunicados pela CLDF a todos. Agradecemos a oportunidade e estamos certos que está parceria ajudara  garantir saúde de qualidade ao DF.



















Nenhum comentário :

Postar um comentário